quinta-feira

Prolapso Retal em Felinos

 
É uma condição adquirida que ocorre secundariamente ao esforço para defecação (tenesmo) comum nas seguintes situações: moléstias retais, alterações de próstata, hiperplasias benigna ou não, prostatite, abcesso prostático, colite, corpos estranhos retais, doenças do trato urogenital, cistite, urolitíase, distocia, tenesmo pós operatório.
Não existe predisposição racial ou de idade, porém a maior prevalência ocorre em cães e gatos jovens, parasitados e debilitados. No caso de prolapso anal, observa-se uma salientação de pequena porção de mucosa ao redor do ânus. No caso de prolapso retal, observa-se a protrusão do reto com inversão da mucosa que se apresenta de forma cilíndrica e com coloração vermelha a enegrecida dependendo do comprometimento circulatório, hemorragia ou necrose. 
È importante que se identifique a causa do problema, para posterior prognóstico. Em seguida efetua-se a redução do prolapso e tratamento da causa inicial. A redução deve ser feita nos casos em que o tecido permanece viável sem alteração circulatória importante. Efetua-se uma higienização do tecido com solução isotônica aquecida e massagem do tecido prolapsado e redução do mesmo, e sutura em bolsa de tabaco ao redor da margem anocutânea. 
No pós operatório, ministrar refeições pastosas, emolientes fecais e higienização da região. Nos casos em que o tecido não é viável, efetua-se a amputação retal com ressecção da porção e sutura da parede em padrão simples interrompido. Nos casos de recidiva, pode-se efetuar uma colopexia após laparotomia com redução do prolapso por tração manual e sutura seromuscular do colon ao músculo reto do abdômen.

Nenhum comentário: