domingo

Benefícios dos animais de estimação

 
A ciência tem descoberto cada vez mais, a grande importância da relação homem/animal, uma vez que os animais nos ensinam a entender e a lidar com as emoções. Ao lidarmos com emoções puras, aprendemos suas verdadeiras características, e ganhamos com ferramentas essenciais para enfrentarmos um mundo cheio de emoções e vontades camufladas por restrições da nossa complicada civilização.

As atividades com animais trazem inúmeros benefícios para o ser humano, as emoções são vivenciadas de uma maneira mais pura, simples e direta, pois os animais não sofrem de personalidade dividida pela tentativa de se adaptar aos padrões da sociedade. 
Pesquisas revelam que a presença de um animal doméstico favorece a comunicação entre os membros de uma família, desenvolve afetividade de crianças e adolescentes, por estar permanentemente disponível para o convívio. O despertar de sentimentos positivos para o animal pode contribuir para a auto-estima e autoconfiança da criança.

A criança que convive com animais é mais afetiva, generosa e solidária, demonstra maior compreensão dos acontecimentos, é crítica e observadora, sensibiliza-se mais com as pessoas e com as situações, relaciona-se facilmente com os amigos, tornando-se mais sociável, cordial e justa. Ela aprende o valor do respeito.
Ter um animal também requer cuidados, e estes, orientados por um adulto, estimulam a autonomia e a responsabilidade, a preocupação com a natureza e com um planeta melhor. Desenvolve a sua personalidade de maneira equilibrada e saudável, tendo mais facilidade para lidar com a frustração e libertar-se do egocentrismo.

Para os adultos, especialmente os que vivem sozinhos, os animais suprem as necessidades de afeto e atenção. É cada vez mais comum médicos recomendarem um animal de estimação para tratar casos de depressão, por exemplo. Quando uma pessoa encontra-se deprimida é mais fácil fazer algo por alguém querido do que por si própria. Neste caso, o fazer algo é ainda mais facilitado, primeiramente pela dependência direta que o animal possui e depois por tratar-se de um verdadeiro companheiro, que encontra-se ao nosso lado todo tempo, independentemente do nosso estado de humor.
Estudos têm mostrado que pessoas que interagem com animais, constantemente, tendem a apresentar níveis controlados de estresse e de pressão arterial, além de estarem menos propensas a desenvolverem problemas cardíacos. Acariciar um animal de estimação faz com que o cérebro produza endorfina - "hormônio da felicidade" – que pode reduzir o nosso ritmo cardí­aco. Pessoas que possuem animais de estimação tendem a ser menos solitárias, têm mais auto-estima, fazem mais exercícios, são mais extrovertidas e menos temerosas sobre proximidade com outras pessoas.
Segundo as pesquisas, independentemente do tipo do animal, servirá como importante fonte de apoio social, proporcionando muitos benefícios positivos psicológico e físico para os seus proprietários.

Animais de estimação nos dão lealdade, devoção, afeição e amor, então é justo retribuir.

Nenhum comentário: