quinta-feira

Comportamento compulsivo nos gatos


A compulsão pode se manifestar de diversas maneiras e em diferentes graus. Basicamente, o comportamento compulsivo se define como repetitivo e sem função. Um exemplo são gatos que ficam se lambendo mais do que o razoável até mesmo para um felino. Outros podem desenvolver uma compulsão por arrancar os pêlos do próprio corpo. O animal parece não se saciar. Quanto mais faz mais quer fazer.

O comportamento compulsivo ocorre com maior freqüência quando os animais passam por um período de ansiedade ou por uma situação de estresse. Devemos lembrar que para alguns gatos, a mudança de casa, o dia de faxina ou a presença de animais ou pessoas estranhas no ambiente podem ser situações altamente estressantes. O tédio é outro fator que pode facilitar o aparecimento da compulsão. Gatos que não possuem espaço suficiente para brincar e se exercitar na maioria das vezes, se tornam animais entediados.

Já se sabe que o comportamento compulsivo pode ter origem genética. Por isso, não é recomendado que gatos com este problema sejam reproduzidos.

O tratamento para a compulsão não apresenta resultados satisfatórios. Mesmo quando retiramos o animal de uma situação de estresse ou quando proporcionamos ao gato um ambiente maior ou mais atividades, é difícil que os sintomas compulsivos desenvolvidos cessem.

Neste caso, o melhor é sempre prevenir. Gatinhos devem ser muito bem socializados e o ambiente deve ser preparado para entretê-los.

Dra. Vanessa Mollica Caetano Teixeira
Médica veterinária – UFV
Especialização em clínica e cirurgia – UFV
Mestrado em cirurgia – Unesp – Jaboticabal

Um comentário:

Anônimo disse...

Minha filha não falou nada!!!